Crónicas

O Acto de Ser Deus

Talvez seja uma hipérbole,  achar que o facto de ser-se escritor se torne num Deus, ou mesmo ser Deus Todo Poderoso.

Apenas somos nós os criadores de uma história, quem escreve terá que saber o principio da história que conta, o meio e o fim, é nesta ótica que seremos Deus, assim como aquele que comanda os personagens.

Há muito tempo atrás li um texto que dizia mais ao menos assim: quem aprende a escrever manda na sua própria escrita coordena as letras na linha e diz-lhes:

– Vira-te para a esquerda. – Elas obedecem – agora, vira-te para a direita. – Elas também obedecem. 

Logo, escrever tem de ser planeado, uma boa história, evidentemente. Primeiro de tudo, há que criar os cenários, quando? Onde? Quem? O quê? Criar situações, enredos personagens, visualiza-los à nossa imagem e semelhança. Torná-los prazenteiros.  A nós mesmos, sim! Escrevemos para nós uma história que nos agrade. Contamos a vida de determinado personagem. Tudo que é relevante, ao leitor saber.

A escrita vem de dentro de nós mesmos, nasce-nos na alma. Jorra de dentro para fora, através das emoções ou tendências que vivemos nos nosso dia-a-dia.

No fundo nada acontece se não trabalharmos! Temos que correr atrás das ideias, porque elas não saem se não as trabalhar.

 

 

∴Quando digo que me sinto Deus!¡

É no ponto de vista da Criação em si, um escritor deve-se sentir Deus no momento em que escreve a sua tese, que fará o seu emaranhado de ideias, mas é muito mais relevante aquele momento que faremos a nossa introspecção, o acto de falar com o papel e fazer com que outrem, ao ler os nossos textos se sintam nele.

"Para Sartre  Deus é um espectador, e nós uma espécie de bonecos articulados. Aquele está sentado a ver as nossas ações e de vez em quando puxa por uma corda e nos repreende"

O trabalho de um escritor é construir a personagem e repreender as nossas criações, uma vez que numa obra algumas personagens têm/devem de morrer.

Ora, a árdua tarefa do autor é tão dificultoso ao criar e descrever as emoções. Não será tarefa fácil mas também não é impossível.

 

Anúncios

1 thought on “O Acto de Ser Deus”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s