Dicas de Português

Experiências de Leitora, Betareader e por fim Escrita

Relembro a Liberdade de Expressão. Todos nós temos o Direito a nos expressar.

Mais uma vez não posso, não consigo e não quero-me calar… Sei que muitos de vós preferiam esta última parte, mas tenho um bichinho carpinteiro que não dá mesmo para calar e para ficar quieta muito menos! Ora, o tema deste post é a Leitura, uma vez que a escrita já foi tratado no Contos&Recontos [CR – Clique Aqui!]

De facto, ainda penso da mesma forma, se bem que alterei um pouco a minha convicção agora que leio mais, e ganhei o espirito de crítica através da minha análise subjetiva, tenho outra forma de pensar, como sempre o teve.

Penso que nunca escondi de ninguém o facto de ser uma leitora assídua, adoro ler bons livros, bem escritos sem um único erro. Não! Não quero dizer que haja erros atualmente nas editoras, exceto em Rosa do Adro que até hoje continua com os mesmos erros, bom! Não quero denegrir a imagem das editoras, que certamente terão todo o trabalho para ler e reler para verificar se existe algum erro, é um trabalho duro, digo eu, que não entendo nada do assunto. Nem quero, entender.

A minha vida ensinou-me importantes lições colhidas não só dos livros, contudo de experiencias humanas. Sim! Ok, cada vez mais os livros abordam a vida humana, não são todos, não digo que é com pena minha, pois se alguém lê quer e precisa de se distrair. Todavia, eu preocupo-me com o meu leitor quando escrevo uma determinada obra, mas sou eu.

A vida de leitora ensinou-me um novo método de escrita, aliás ainda me está a ensinar. Primeiramente, ensinou-me a escrever e a falar bem, ou a utilizar os vocábulos adequados a cada ação que se quer determinar.

Apesar de eu não ter paciência ou tempo, e até alguma preguiça em “Betar”, noutros termos em Burilar aquilo que outrem escreve, por uma questão de segurança, uma vez que sou muito crítica em relação ao vosso trabalho, e não quero desencorajar ninguém a deixar a escrita.

“ Para se escrever é preciso ler, batalhar todos os dias nem que seja duas linhas…”

Sim, é verdade! Parece hipócrita? Talvez. Talvez sim, quiçá!

Ora, sou perfecionista até de mais, acho eu mas é muito desagradável ler uma história, mais Fanfic cheia de erros ou somente com diálogos. Pergunto-me e a apresentação dos personagens? Que é bom. Quem é casado com quem? A roupa que trazem vestida, ou até o modo de andar.

Não quero desencorajar ninguém com a escrita, não! Não é isso, a ideia é vossa, é o que eu costumo dizer. Um “Beta” só tem o trabalho de corrigir, aquilo que escrevem, mas cabe ao autor escrever o melhor que puder para ser entendível da melhor forma pelo vosso “Corretor”. É necessário dedicação, empenho e organização, como tudo na vida.

Há partes más, das quais não gostamos de escrever, nem de ler, mas são necessárias à história. Cada um dos leitores faz uma interpretação diferente daquilo que lê, e nessa interpretação surgem pontos de vistas diferentes que suscitam e causam dúvidas.

A Escrita é uma arma, é preciso coragem para a utilizar. A meu ver, através do Ato de escrever ou ser Deus e brincar ao faz de conta, penso e expurgo todos os demónios que há em mim, todas as minhas frustrações, e todos os fracassos. A minha escrita funciona como uma terapia na qual eu sou a convidada a desabafar, através das minhas histórias, a deixar de lado os meus medos, e a pensar num mundo melhor no qual haja paz, amor e harmonia para todos os humanos. Por meio da escrita construo traços da minha personalidade, resolvo os meus problemas, e consigo mudar a minha forma de pensar.

Obviamente, e escusado será dizer que nem tudo publicarei na Internet. Também tenho um diário pessoal no qual escrevo, e desabafo todos os meus demónios e tudo aquilo que quero que seja pessoal. Não que seja proibido de saber, mas são coisas que não vos interessam a ninguém, e não vale a pena expor aqui ou noutro espaço idêntico; contudo, quero que saibam uma coisa, a escrita acompanha todos nós, todos os dias da nossa vida, é o veículo mais simples para transportar a mensagem, como para passar a palavra.

E, talvez a leitura aqui seja a mais relevante porque caso se escreve, também se lê, e quem lê transmite a mensagem ou uma interpretação da mensagem. Por vezes, é o veiculo mais viável a interpretação pois assim se compreende, a informação que se quer partilhar. Seguidamente passa-se ao processo da escrita. Acerca da informação colhida, por norma é este mecanismo que nos transforma em escritores, pensadores e pessoas capazes.

Primeiro, não podemos esquecer o processo de aprendizagem e da interpretação que é a forma mais singela de tornar nosso aquilo que lemos ou pesquisamos.

Sim! Para se escrever é necessário a pesquisa. Não só na internet, é compreensível que nos tempos que correm, seja o veículo mais viável, e mais confortável em relação a outras fontes, mas nem tudo aquilo que se partilha é verdadeiro, há bastante informação falsa.

Ora, em antes de se passar a escrever, há que anexar a informação e as fontes que colhemos, com a bibliografia exata. É um trabalho enorme, porém é necessário, uma vez que o autor tem de saber sobre todas as informações em antes de qualquer leitor para evitar os erros que muitos de nós cometemos.

Por isso, deixo-vos aqui um conselho: NUNCA DESISTAM! Qualquer um dos escritores famosos tiveram muito que aprender até conseguir ser aquilo que é.

5 thoughts on “Experiências de Leitora, Betareader e por fim Escrita”

  1. Oiii tudo bem?
    Escrever é se libertar e até mesmo aprender tantas situações fora do comum, fico feliz que tenha escrito esse texto, pois ficou incrível e pude até mesmo me sentir na tua pele.
    Beijinhos

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

